Cupcake vegan de chocolate

Há cerca de um mês e meio, numa ida à minha nutricionista, descobri que tenho uma grande intolerância à lactose e uma sensibilidade à gluten. Nesses dois primeiros meses fui proibida de qualquer alimento com lactose, inclusive os chamados “lac free”, que apesar de não gerarem o desconforto, contém a lactose como um de seus ingredientes (a diferença é que eles têm a enzima lactase, responsável pela digestão do açúcar encontrado no leite).Enfim, como consequência tive que mudar minha alimentação, adaptar receitas que eram comuns pra mim (como o risoto de carne, que leva manteiga).

A sorte é que eu sempre gostei muito de testar essas receitas mais naturais, que não levam ingredientes industrializados e fazem muito bem para o corpo. E é sobre esse tipo de comida que passarei receitas aqui.

Vamos ao que interessa: a primeira receita é de um cupcake vegan de cacau e café, uma amiga minha (beijo, Mari) que me passou e passamos o resto do dia comentando o quanto era gostoso.

large (1)

A receita rende cerca de 10-12 cupcakes médios

Cupcake Vegan de Chocolate e Café

1 ½ xic de farinha de trigo (pode usar farinha sem gluten, ele só não cresce tanto)

¾ xic de açúcar refinado (pode usar o mascavo também)

3 col sopa de cacau em pó

2 col chá de pó de café (eu coloco 3, mas é porque sou viciada em café)

1 col chá de bicarbonato de sódio

½ col chá sal

1 col chá de extrato de baunilha

1 col chá vinagre

¼ de xic de óleo vegetal

1 xic de água

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno por 10 minutos à 180°C

Em uma tigela (pode ser na batedeira), misture a farinha de trigo, açúcar, cacau, café, bicarbonato de sódio e o sal. A seguir, adicione os líquidos: extrato de baunilha, vinagre, óleo e a água. Com um fouet, misture tudo até ficar cremoso.

Divida a massa nas forminhas de cupcake, preenchendo ¾ das formas. Asse por 18-22 minutos, ou até que enfie um palitinho de dente ou garfo e ele saia limpo.

Cobertura

170g de chocolate meio amargo (caso prefira, use o sem lactose)

½ xic de leite de coco

  Modo de fazer:

  Pique o chocolate e reserve em uma tigela. A seguir, em fogo médio-alto, aqueça o leite de coco, até que ele ferva, mas mexendo sempre para que não escalde. Despeje o leite sobre o chocolate e vá mexendo até ficar homogêneo. Deixe descansar por 20-40 minutos para engrossar. Quando tiver mais grosso, bata na batedeira para que incorpore o ar e se torne mais leve. Passe para um saco de confeitar e aí é só enfeitar do jeito que você quiser.

Com toda a sinceridade, até aqueles que têm preconceito com comida vegan se deliciam e costumam não acreditar que não tem nada de ovos ou leite na receita. Parece brownie! Inclusive, vale acrescentar alguma castanha, como amêndoas, nozes ou a de caju.

large

Espero que gostem,

beijos, Julia – a Cara

(A receita foi retirada do site Pastry Affair e as imagens do We Heart It)

Um comentário sobre “Cupcake vegan de chocolate”

  1. Umm… Delícia, vou tentar essa aqui em casa, também amo café, quando eu for ai pra sua casa, pode fazer pra mim também, porque vou adorar! Hahaha, beijos Dhu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s