Passar roupa? Eu?

Passar roupa não é uma das tarefas mais apreciadas, não….. Pergunte às suas amigas e amigos, quantos gostam?  E se voltarmos no tempo das nossas avós ou bisavós, que usaram ferro a brasa? Já pensou o martírio? Mas é um mal necessário, a menos que você seja adepta das roupas de ginástica em tempo integral, ou do estilo hippie andarilho amassadinho. 

Vamos tentar facilitar? Abaixo vou elencar algumas dicas do CERTO e do ERRADO na hora de passar. Até um tempinho atrás, eu tinha a  ajuda da Maria Augusta, uma “santa passadeira”, que, acostumada a passar roupas numa confecção que trabalhou, passava tudo impecavelmente. Hoje tenho a da Edileuza, que também sabe agir. Mas se você não tem essa condição, então vamos lá! Não chore! Coloque uma música bem legal no seu celular ou ligue a TV e mãos à obra.

  1. Escolha um dia da semana para passar, ou 2 se tiver muitas roupas. Ligar o ferro a cada roupa que for vestir, vai fazer sua conta de luz subir nas alturas.
  2. É sempre bom investir numa tábua de passar bem firme. E num ferro a vapor.tabua 2
  3. Na hora de estender as roupas no varal, dê aquela sacudida. Isso ajuda a desamassar, depois da torcida na lavadora. Você também pode estender camisas e camisetas nos cabides, se tiver espaço. Facilita na hora de passar.
  4. Procure estender as roupas mais retas, e se dobrar lençóis e toalha de banho, já dobre ao meio certinho, isso ajuda na hora de passar.
  5. Quando estiver muito quente, não deixe as roupas secarem por muito tempo, isto dificulta. Melhor não deixar muito tempo na secadora também.
  6. Ao recolher, procure dobrar e fazer uma pilha, direitinho. Se deixar tudo amontoado, vai amassar demais e o trabalho fica mais difícil. Separe as que não precisam ser passadas e já as guarde. A pilha diminui e você não fica tão doida……
  7. Use um borrifador de água com um pouquinho de amaciante. Além do cheirinho bom, vai facilitar sua tarefa.
  8. Cuidado com a temperatura do ferro. Para cada tecido há uma indicação. Se não souber qual o tecido que está passando, deixe o ferro morno e teste no avesso, num cantinho. Aí vá esquentando, e testando.
  9. Ferro a vapor precisa estar quente, senão vai soltar água ao passar e pode manchar e/ou sujar suas roupas.
  10. Camisas devem ser passadas começando pelo colarinho do lado de dentro, e os punhos. Evita formar rugas. A Maria passava depois disso, o ombro na parte de trás. Aí partia para as mangas, e a uma das partes da frente, depois as costas e a outra da frente. Pendure no cabide, assim que passar.
  11. Não passe o ferro sobre os botões. Eles podem derreter ou cair. E aí você vai ter mais uma tarefa.
  12. Retire a água do ferro sempre que terminar. Isso evita que ela vaze. E conserva o ferro. Guarde na vertical.
  13. As roupas escuras e de cetim devem ser passadas pelo avesso, pra evitar marcas, ou brilho.
  14. As roupas com estampa ou bordado, também passe pelo avesso. A temperatura do ferro pode danificar.  Ou grudar nas estampas. E quem gosta de desenho borrado? Você pode até dizer que é arte moderna, mas duvido que alguém acredite, hehehe…
  15. Não faça vinco em jeans. E nas calças que precisarem de vinco, tenha sempre o cuidado de dobrar costura lateral sobre costura lateral, nas pernas, e evitar fazer mais de um vinco em cada.
  16. Toalhas de banho não precisam ser passadas, pois as fibras vão ficando duras com o tempo. E toalha áspera ninguém merece, né? Só é preciso tomar mais cuidado na lavagem. Deixe de molho um pouco antes de lavar. E no enxágue use vinagre branco, no lugar do amaciante. Pode acreditar! Não se preocupe, não vai deixar cheiro de salada…..
  17. Não precisa passar as meias. Assim elas duram mais tempo.
  18. Passar roupas usadas vai deixar um cheiro ruim nelas. E se tiver alguma sujeirinha, aí vai ficar pior de limpar depois.
  19. Aconselho a passar ternos sempre com um pano fino por cima, até mesmo uma fronha de algodão pode ser usada. Assim evita aqueles brilhos e rugas. Já existe pra vender um tecido sintético para colocar por cima das roupas, da Wenko        pano-protetor-sintetico-wenko-para-passar-roupa
  20.  Se tiver um vaporizador, passar camisas, ternos e vestidos fica bem mais fácilvaporizador

Gostou? tem alguma dúvida? Deixe seu comentário

Silvana – a Coroa

2 comentários em “Passar roupa? Eu?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s