Limpando meias encardidas

Bem, como mãe de três filhos que adoravam andar somente de meias pela casa, já passei por muitos apuros na hora de lavar. Apesar de comprar algumas meias escuras para ele e elas, não tem jeito de evitar as brancas quando usadas com tênis e bermudinhas, pois ficam à mostra. Então o jeito foi aprender a lavar. Escutei muitas opiniões e fiz muitas experiências e selecionei as que dão mais resultados.

  • Melhor sabão em pedra para ajudar a limpar meias ou qualquer roupa encardida é aquele azul. Prefiro o Brilhante ou o Ipê, mas se você conhece outro, pode usar.
  • Passe na água corrente antes de esfregar e, deixe um pouco molhada (isso “amolece a sujeira” e facilita a limpeza), depois passe sabão e dê uma esfregadinha.
  • Pode passar o sabão, esfregar e colocar num saco plástico transparente, deixando no sol por 1 hora. Faz o mesmo efeito do quarador que nossas avós e mães utilizavam.
  • Se elas estiverem muito sujas, o jeito é colocar de molho numa bacia com 1 litro de água, 2 colheres de bicarbonato, 1 colher de sabão em pó ou líquido de sua preferência (eu gosto do Omo, mas já me disseram que o Ariel é bom). e um pouco de álcool. Deixe de molho, no mínimo, por 2 horas. Quanto mais sujas, mais tempo. Se quiser pode deixar por uma noite.                   IMG_1865   IMG_1867
  • Também pode ferver numa panela com suco de 1 limão.
  • Depois disso coloque na máquina para lavar normalmente, com outras roupas brancas. Não esqueça, não misture escuras e claras! Acrescente uma xícara de vinagre junto com o sabão. O vinagre deixa as roupas mais brancas e macias. Uso vinagre branco, inclusive, no lugar do amaciante, e a roupa não fica com cheiro de salada. Basta usar uma xícara para uma máquina cheia de água.

NÃO USE água sanitária em roupas, pois ela estraga as fibras e pode arrebentar o elástico com o uso frequente. Suas roupas e meias vão durar menos. Além disso, vai deixando um tom amarelado.

Na hora de estender, dê uma ajeitadinha, e estenda pela ponta do pé. Assim não ficarão marcas visíveis dos prendedores e a meia esticada não fica dura, difícil de calçar. Depois é só guardar dobrada ou enrolada. Evite fazer bolinhas para não esticar o elástico demais.

Silvana – a Coroa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s