Molho de tomate básico

Estou passando uma receita de molho de tomate básico, que serve para vários pratos. Você pode usá-lo como acompanhamento para espaguete ou lasanha( molho ao sugo). Se quiser pode acrescentar carne moída e vira o molho bolonhesa. Também pode acrescentar anchovas e serve para acompanhar carne vermelha grelhada , ou alcaparras para uma vitela refogada, ou até mesmo um peixe assado.

Vamos lá

Ingredientes

  • 1,5 kg de tomate bem maduro
  • 1 cebola grande
  • 4 colheres(sopa) azeite de oliva
  • 1 buquê garni (1 folha de louro, alguns ramos de salsinha e 2 tomilho – amarradinhos)
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Mergulhe os tomates em água fervente por 20/30 minutos, depois coloque na água gelada. Isso vai facilitar a retirada da pele. Escorra e tire a pele. Corte os tomates ao meio, aperte delicadamente para retirar as sementes e pique em cubinhos.

panela tomates

Corte a cebola descascada em fatias bem finas. Coloque o azeite numa panela e refogue as cebolas por uns 10 minutos. Até que fique transparente. Coloque os tomates e o buquê garni. Misture bem e deixe ferver por 30 minutos no fogo baixo. Acrescente o sal e a pimenta. Retire do fogo quando a mistura se tornar um purê grosso. Retire o buquê garni e confira o sal. Pronto!

Dicas

Quando os tomates estão bem maduros, o molho fica menos ácido. Se quiser diminuir a acidez, adicione 1 colher(café) de açúcar. Se quiser concentrar o sabor, junte 1 colher(sopa) de extrato de tomate.

O molho pode ser conservado em geladeira, num pote hermeticamente fechado, por vários dias. Basta esquentá-lo, acrescentando uma colher de azeite de oliva na hora de servir.

No molho de alcaparras ou filé, acrescente 1 dente de alho e 1 copo de vinho branco, 2 colheres(sopa) de alcaparras ou anchovas (8 filés). Lembrando de acrescentar as alcaparras ou anchovas no final do cozimento.

Dá para 6 porções

Delicia!

Silvana – a Coroa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s