Bala de coco Delícia!

Encontrei no meio das caixas da nossa mudança de BH para Curitiba, um caderno antigo de receitas da minha sogra. Já sem a capa, com algumas folhas soltando, mas com aquelas receitinhas já testadas e aprovadíssimas! Nele tem receitas com as letras de diversas cozinheiras amigas, que gentilmente transcreviam para dona Aliete. Também tem receitas da minha cunhada Regina, que já faleceu, e era uma cozinheira de mão cheia! Adorei ter encontrado o caderninho. A partir dele, resolvi ir testando algumas receitas e, trocando ideia com minha cunhada Vaneska, ela sugeriu que eu tentasse fazer balas de coco. Confesso que já vi sendo feitas e achei que seria bem fácil…..Não foi bem assim. Precisei tentar 5 vezes, assisti alguns videos no youtube e recebi ajuda das filhas, marido, o irmão Rene e a Vaneska. Enfim, consegui chegar na textura e sabor das balas Delícia! Ainda preciso aperfeiçoar a aparência…

IMG_2317

Ingredientes

  • 200 ml de leite de coco Sococo
  • 200 ml de água
  • 1 kg de açúcar refinado
  • 2 colheres de margarina para untar uma superfície de granito ou mármore- que deve estar fria.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela de alumínio (tem que ser).

Misture antes de levar ao fogo. Com um pincel e uma xícara de água, limpe com cuidado a mistura das laterais da panela. Ligue o fogo e não mexa mais para não açucarar. Deixe ferver por uns 20/25 minutos e então comece a testar o ponto. Com uma colher retire um pouco da calda e coloque numa xícara com água fria. A bala precisa ter uma liga, e ficar moldável.Se ainda não estiver, deixe mais um pouco e teste novamente.Você pode fazer uma bolinha e soltar sobre um prato, ela fará um barulho de vidro.

Passe margarina sobre o granito ou mármore. (Caso a superfície não esteja fria, coloque gelo num saco plástico e ponha sobre a pedra, antes)

Ao chegar no ponto de moldar, desligue o fogo e imediatamente despeje sobre a pedra untada, com cuidado. Não raspe a panela sobre a bancada, pois isso poderá açucarar o restante.Espere esfriar, por uns 10 minutos mais ou menos, e vá levantando ao redor da bala com a ajuda de uma espátula. Unte suas mãos e inicie o trabalho de esticar a bala. Isso que dará a textura e as ranhuras da lateral. Estique por uns 5 minutos. Faça rolinhos e corte com tesoura. Se quiser pode passar pelo coco ralado. Ela ficará branquinha depois de fria.Deixe esfriar por umas 4 horas, coberta por um pano limpo e leve.

 IMG_2327

Pronto!

Silvana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s