Pão Italiano

Aqui em casa somos amantes do pão italiano, antes do almoço, molhado no azeite de oliva ou temperado com pasta de alho e manteiga e levado ao forno, e para acompanhar caldos, saladas ou apenas uma taça de vinho.

Busquei nos livros e na internet receitas desse pão. Encontrei várias, mas acabei fazendo uma com a base de fermento natural que encontrei no “Cozinha do Tenso” (http://cozinhadotenso.blogspot.com.br/2010/12/o-verdadeiro-pao-italiano.html)

Tive um pouco de trabalho em preparar o fermento, não pela técnica, mas pelo tempo de espera.Demorou uma semana, mas valeu a pena. Já o estou utilizando há 3 semanas.

Vamos lá

Receita do fermento caseiro

  • Misturar 250g de farinha de trigo com 300ml de leite integral aproximadamente, até conseguir uma consistência de mingau. Feito isso tapar o recipiente e deixar repousar 5 dias em um lugar protegido do sol. Coloquei numa vasilha de plástico bem fechada, dentro do armário da dispensa
  • No quinto dia, misturar no fermentado mais 250g de farinha e água o necessário para dar ponto de massa (somente adicione água se a massa ficar dura)
  • Após 3 horas colocar mais 250g de farinha com aproximadamente 150ml de água.
  • Após 3 horas colocar 500g de farinha de trigo com aproximadamente 300ml de água. Esperar até o outro dia e ele está pronto para ser usado.

Não desanime, porque você só precisa fazer esse fermento uma única vez!! Isso mesmo, pois ele dura pra sempre!! Só precisa ser alimentado. E como se alimenta o fermento??

IMG_2413

Para começar a fazer o pão, pese 100g do seu fermento natural e misture com 200g de farinha de trigo e 120ml de água aproximadamente. Deixe repousar 40 minutos numa tigela coberta com um pano úmido.
Feito isso devolva 100g dessa massa para seu pote de fermento natural. Viu como se alimenta o fermento? Quando se faz o pão, parte da massa é colocada de volta para que os açúcares presentes no trigo sejam devorados belos bichinhos que você está cultivando. Caso passe muito tempo (mais de 10 dias)  sem fazer pão, eu aconselho misturar um pouco de trigo e água em ponto de massa e colocar dentro do pote, para que o fermento não morra.
Ingredientes do pão
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 tablete de fermento fresco (15 g)
  • 500 ml de água morna, aproximadamente
  • e a parte retirada do fermento caseiro, conforme explicado acima.

Modo de preparo

Misture os ingredientes numa vasilha, inicialmente com uma colher de pau e depois transfira para uma bancada enfarinhada e amasse com as mãos até a ficar macia.

Devolva para a vasilha, cubra com um pano e deixe a massa crescer por 40 minutos (se o tempo estiver frio, acenda o forno por 5 minutos e desligue. Coloque a vasilha com a massa coberta dentro do forno). Depois de crescer, corte a massa em 4 pedaços, modele os pães e os coloque nas formas untadas com óleo ou azeite.Deixe crescer,dentro do forno desligado até dobrar de tamanho. Então pincele, delicadamente, margarina ou manteiga derretida (não quentes) sobre os pães. Se tiver uma gilete faça um corte sobre eles e asse, em temperatura média (entre 160º e 180º) por 40 minutos, até a casca estar crocante e dourada. Retire do forno e espere uns 10 minutos antes de cortar, para que o sabor fique mais concentrado.

Bom apetite! Fica muito gostoso.

IMG_2407

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s