Dia de Mamma!

No último sábado, meu irmão Rene, minha cunhada Vaneska e eu combinamos de fazer massa caseira. Vaneska e Fernando(meu marido) fizeram curso de chef de cozinha no Centro Europeu e, nos brindam sempre que possível com suas habilidades. Como temos máquinas de fazer massa caseira e forma de ravioli, foi só combinar o dia e o cardápio. Juntamos o que tínhamos no freezer e, algumas coisinhas tivemos que comprar para completar. Passamos uma tarde de mamma italiana, muito bacana. E conseguimos fazer umas receitas beeeem deliciosas!. Abaixo vou passar as instruções da massa e depois de alguns recheios.

Ingredientes

Massa fresca com ovos

  • 280 g de farinha de trigo especial
  • 120 g sêmola de grano duro
  • 4 ovos inteiros

Modo de preparo

Peneire as farinhas sobre uma superfície lisa ou uma vasilha onde você possa manipular. Quebre os ovos numa vasilha e os mexa com um garfo. Faça uma depressão no centro e coloque os ovos. Com o garfo vá mexendo de dentro para fora em movimentos circulares. Depois, amasse bem com as mãos até a massa ficar lisa. Deixe descansar por 15 minutos envolta em filme plástico.

Enquanto isso prepare a máquina para abrir a massa.1414466102-Massa-fresca

Comece com a máquina na posição 0 (mais grossa) e depois vá reduzindo até 4 ou 5, para tagliarini ou espaguete. Para ravioli passe a massa na posição 6.

Para tagliarini, deixe secar a massa pendurada. Utilizamos um varal de roupa, de chão. Limpamos antes e colocamos a massa pendurada sobre ele. Depois de 1 hora já estava quase seca. Parte dela nós deixamos sobre uma forma polvilhada com semolina.

IMG_2464IMG_2482IMG_2484

Para o ravioli

Fizemos alguns recheios, conforme abaixo. Mas você pode fazer a seu gosto, só não coloque o recheio com molho pois vai molhar a massa e abrir os raviolis.

Nossos recheios

  • peras picadinhas e puxadas na manteiga com queijo brie picado
  • abóbora assada com azeite e alecrim misturada com presunto de parma e
  • ragu de cordeiro

Coloque uma parte da massa lisa, inteira, sobre a forma de ravioli, coloque o recheio com cuidado e depois cubra com outra parte de massa. Firme com as mãos e passe o rolo para poder cortar os raviolis. Despeje em uma forma polvilhada com sêmola.

molde_ravioli_marcatoforma ravioli     forma ravioli 2     IMG_2472IMG_2479IMG_2470

Bem, depois é só cozinhar numa panela com água com um fio de azeite ou óleo, por 10 a 12 minutos. Prove um pedacinho para sentir se está ao dente ou mais mole, se preferir. E depois é só servir com molho de sua preferência.

O tagliarini depois de seco, pode ser acondicionado em sacos plásticos e guardado em local seco e fresco.

Os raviolis podem ser congelados, caso você não os utilize na hora.

Buon appetito!!!!

Dá um pouco de trabalho, mas o sabor é muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s