Como e quando lavar suas toalhas de banho?

Nada melhor que uma toalha de banho macia e cheirosa, não é? Atualmente temos vários tamanhos e modelos para atender nossas necessidades na hora de sair do banho. Também temos qualidades de fios e tipos de tramas – gramaturas que influenciam a secagem. Prefiro as de algodão, ou melhor ainda, de algodão egípcio, são mais caras porém duram mais e secam melhor. Bem,  então aqui vão algumas dicas sobre as toalhas de banho.

Tamanhos

  • infantil (0,60m x 1,15m)
  • normal (0,70m x 1,35m)
  • banhão ou gigante (0,75m x 1,50m ou 0,90m x 1,60m)

Gramaturas

A quantidade de algodão  por metro quadrado nos tecidos atoalhados é chamada de gramatura. Quanto maior for, melhor será a absorção da água. A partir de 360 g/m² já são consideradas boas, porém as melhores tem a gramatura acima de 500 g/m².

Algodão Egípcio

Encontrado somente no delta do rio Nilo, devido às condições climáticas e do solo, e colhido manualmente, o algodão egípcio é um dos que proporcionam o melhor toque e respiração ao tecido.

toalhas de banho

Como lavar suas toalhas?

Aconselho lavá-las antes do primeiro uso, separadas de outras roupas. Se elas forem coloridas ou lisas de cores o melhor é adicionar um copo de vinagre na água para evitar que desbotem. Nas lavagens seguintes, se puder lavá-las em separado(somente toalhas) será melhor para evitar que fibras de outros tecidos grudem nelas ou que as delas grudem em outras roupas, principalmente se forem roupas de algodão e escuras, pois aparecem mais.

Use sabão em pó conforme indicação do fabricante da máquina, respeitando a quantidade de sabão por volume de água. Pode usar amaciante, mas não é necessário. Como já sugeri na matéria sobre limpeza com vinagre, costumo utilizar um pouco de vinagre branco no enxague das toalhas – ficam bem macias. Você também pode secá-las na secadora,  ficarão bem macias! Só não exagere na temperatura.

Qual a frequência de lavagem?

Bem, o ideal é lavá-las uma vez por semana, salvo se estiverem muito úmidas, então é melhor lavar com mais frequência. Vi uma matéria no site da UOL sobre  quando lavar suas toalhas.

Sempre que possível as coloque para secar no sol e/ou em local arejado.

Não precisa passar, om exceção das toalhas de crianças pequenas ou de doentes, para evitar que bactérias presentes em nosso organismo permaneçam nas toalhas e possam contaminar outras partes do corpo ou continuar o processo de contaminação, como no caso de hepatite A, infecção intestinal, etc.

Caso use água sanitária em suas toalhas saiba que elas ficarão claras, porém ásperas.

Se gostou, curte aí…

Beijo

Silvana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s